sexta-feira, 20 de março de 2009

Matem o Ubuntu antes que ele mate o root!!!

Olá pessoal, venho depois de muito tempo, boa vontade, paciência e avaliação deixar minha opinião sobre a distribuição da moda: (qualquer coisa)buntu

Sei que muitos usuários vão querer me apedrejar por isso, mas eu já queria apedrejar essa distro faz tempo. hahaha

O primeiro ponto é uma opinião sobre um conceito que tentaram implementar. O segundo é só revolta por modismo sem sentido mesmo, então vamos começar com o que interessa:

O Ubuntu se propôs a MATAR o root, sim, MATAR, com uma implementação totalmente esdrúxula do sudo, pois administrar Ubuntu parece aquelas brincadeiras de criança : "tudo que eu falar você fala gay antes - uva - uvagay, maçã - maçãgay, jaca - jacagay- IAAAAAAAA" hahahaa Já o Ubuntu é - "tudo que eu falar você fala sudo - ifconfig - sudo ifconfig , adduser - sudo adduser, smbpasswd - sudo smbpasswd, su - sudo su IAAAAAAAAAAAAAAAA"

Hahahah sim, no seu computador pessoal pode parecer besteira. Mas imaginem numa instituição pública, em seu laboratório de informática (cujas máquinas tem IP "público") instalarem Ubuntu.

login:aluno
passwd: (aluno)

$sudo su

passwd:(aluno)

#apt-get install apache2

#mv ~/my_own_website/* /var/www/

Configuro um serviço de DNS para apontar meu domínio para aquele IP e pronto! não preciso mais pagar provedor de hospedagem!! hahahhha

Parece engraçado mas não é, falha de segurança gravíssima, pois a instalação padrão de qualquer SO para mim, tem que ser SEGURA. Exemplo do BSD!! Considerado um dos sistemas mais seguros, por quê? => em 10 anos apenas 1 falha de segurança na instalação PADRÃO.

Porque isso se espalhou como um vírus eu não sei, na época eu usava orgulhosamente do nosso país o Kurumin, que já vinha com tudo que o brasileiro precisa: Flash, Java, codecs de áudio e vídeo, sem stress, tudo mais perfeito que qualquer usuário de Ubuntu possa descrever. Até que o morimoto desistiu, descontinuou (provavelmente) por causa de uma febre que se justificava no "tamanho" da comunidade. Uma vez um professor para defender o windows falou na aula > -Sistema operacional não é ideologia, eu quero que a coisa funcione! - Eu concordo plenamente, mas talvez não ao ponto de usar windows e só isso =)

Agora lançaram no Brasil o Kurumin - New Generation (ng) , que seria o Ubuntu com as antigas maceteações do Kurumin, isso que era coisa boa hahaha, bom, pra variar ele já vem com tudo que você precisa para acessar o banco, youtube, ouvir uma música ou até ver um filme!

Estão até querendo voltar com a idéia dos scripts mágicos, eu dou a maior força para o que é do Brasil, e melhor do que a moda lá de fora.

Aí me vem o usuário do Ubuntu - "ah, mas é fácil instalar, se tiver preguiça tem até script" - claro, é ridículo instalar qualquer coisa com o apt-get - a questão é - eu-não-estou-a-fim-de-ter-que-instalar-tudo-que-eu-preciso-se-já-pode-vir-no-sistema!

Ou então me vem o usuário do Ubuntu - "ah, você quer atropelar o império inglês e americano com as proibições de uso desses Codecs?" - Claro que quero ! Estou no Brasil e não devo nada aos EUA ou Iglaterra!! hahahahaha

Então é isso galera, queria deixar meu desabafo quanto à essa modinha que nego não quer largar, acho maneiro, muito bom o suporte de hardware, e automatização da instalação dos drivers proprietários da Nvidia, mas velho, eu me recuso a usar só porque todo mundo usa, tem que ter um motivo.

Agora estou testando o Linux Mint, que vem do Ubuntu, mas também segue a linha do Kurumin-ng, mas parece ter uns extras atrativos para os outros usuários, como um instalador de pacotes que mostra screenshots do pacote em ação, e coisas do tipo, legalzinho, vamos ver, dando certo posto um review.

E ah, instalei ele ontem e durante a instalação podia ouvir minhas músicas do pendrive, ver um vídeo no youtube, sem medo de ser feliz! =)

7 comentários:

Samir disse...

é, ok, acho que exagerei nisso, foi só um desabafo mesmo, porque nao gosto da idéia de "falhas de segurança" na instalação padrão. Depende muito do contexto empregado.

Anônimo disse...

Cara, para desabilitar esse negocio do sudo, é so adicionar uma linha no /etc/sudoers.
Na linha

Defaults env_reset

Altera para

Defaults env_reset,rootpw

Assim o sudo vai pedir a senha do root, e não a do user logado.
OBS: tbm não concordo com essa solução adotada no ubuntu, mas...

Samir disse...

Pois é cara, mas é aquela história, dentro de SL, TUDO é possível hahahaha (e isso não tenho medo de falar).

Mas a parada é, e o usuário preguiçoso/que não core atrás/que não faz/ que funciona assim deixa assim (ou pior admins como no caso citado) vai ser do jeito que o padrão é (95% dos casos).

E aí que aquela droga vai virar o padrão mesmo, depois de um certo nível, o cara até pensa (ah, todo mundo usa assim, vou usar também).

é aquela história, o que colocarem hoje no Ubuntu nego nem discute, já louva, só pela mentalidade atual da parada.

Tipo python, virou moda =)

seniDEac disse...

cara...

antes de colocar um comentário...
posso fazer umas perguntinhas?

1) seu usuários tem IP válido?
e dai? como assim gerente de rede deixa o firewall aberto para essas estações usarem serviços de server apache??? ou FTP.. oiu o que seja??

2) os usuários tem a senha do SUDO?
Como esse gerente deixou essa senha vazar?
o usuário precisa da senha de SUDO????
Como o Administrador não criou uma conta "com direitos SUDO" e uma outra conta do usuário?? essa sem privilégios?

3) vc sabe que é possível desligar o sudo.. facim facim? e usar o root normal?

[]s Sena

Samir disse...

Entao,

1) Nao sao meus usuarios =P E sim, as estacoes tem IP publico, a instituicao tinha IP sobrando, nao pensaram duas vezes.

Se eh que tem firewall, eh o que vier padrao do Ubuntu.

2) Este eh um cenario real de um lugar que confia na instalacao padrao da distro, e nao tem tempo/vontade para mudar

Como nao criou? achando que Ubuntu era bom e nao sabendo dos detalhezinhos do Ubuntu =P

3) Sei que como muitas coisas (tipo codecs, flash e java) que o Ubuntu nao tem eh facinho instalar, mas o cara que eh preguicoso ou usuario nao vai querer esquentar e vai acontecer isso.

O unico jeito de prevenir falhas idiotas desta e tendo uma instalacao padrao decente.

No final tudo eh possivel, a parada eh o que a distro induz o cara a fazer tendo por padrao, que se nao for inteligente ou tiver tempo de pensar nisso vai acontecer isso.

Anônimo disse...

Use sudo -i, digite a sua senha e não precisa digitar sudo antes dos próximos comandos.

Usuário disse...

Samir, excelente post, vou compartilha-lo! Diz exatamente o que penso.

E sim, também sou uma viúva do Kurumin. A melhor distro para brasileiros, tanto versão Desktop quanto Server

Marko P.