sábado, 2 de maio de 2009

Sourceforge - Guia prático

E aí pessoal,

Estou aqui depois de um bom tempo, dessa vez para escrever sobre minhas boas (e más) experiências com o sourceforge, pesando bem, uma vez aprendendo a usar é bem legal, e é por isso que escrevo esta documentação em português, para quem não ainda domina o inglês, e também para ficar documentado de uma maneira melhor que consegui achar lá =)

Então, a parte de você criar sua conta e seu projeto é bem tranquilo, até a primeira vez que você usa o SVN (eu recomendo, parece ter a sintaxe melhor que o CVS), hoje em dia eles suportam até GIT pra quem gosta. Eu devo usar mas depois de saber bem SVN.

A primeira coisa que vou explicar é como usar o SSH, que é meio estranho no início mas depois tu se acostuma :

O procedimento é : você pede um shell, eles criam, e aí tu tem 4 horas pra trabalhar nele, antes de pedir outro.

Como se pede (do Linux), é possível pelo PuTTY também mas vou me ater ao Linux, vocês sabendo a lógica fica mais fácil fazer no PuTTY -

$ssh ,@shell.sourceforge.net -C "create"

Beleza, o padrão é que ele te diga que criou o shell, às vezes ele te joga nele, às vezes não, quando não, basta repetir o comando sem o '-C "create"'


de lá você acessa /home/groups/p/projeto/htdocs/

e nesse diretório você pode por o site do seu projeto por exemplo que é acessado por http://projeto.sourceforge.net

O que acho mais legal é que o SF te dá todas as ferramentas para desenvolvimento e interação com outros developers e público em geral, te dá bugtrack(nao lembro qual, mas acho que tem + de um), hospedagem web com suporte a DB e php se não me engano (logo vc instala o sistema que quiser, caso eles não tenham automatizado), WordPress para blog e MediaWiki para wiki, entre outras coisas.

Isso tudo é tranquilo usando as docs e instruções deles, então vou pro que é mais chato, o porque de ter escrito esse post.

Legal, você está lá trabalhando que nem um louco pra deixar o código legalzinho e distribuir pra galera, anunciar, etc. E finalmente termina! Legal, agora tenho que deixar disponível o download na "setinha verde" do SF, a melhor opção se você quer ter controle de quanto baixam seu aplicativo.

Empaquei aí, pois parece simples, você vai feliz da vida, e aí tem que criar o que eles chamam de pacote, e dentro desse pacote uma release, ok, tranquilo.

Depois disso tu ainda tens que editar a página de download, aí começa a esquisitice - você cria a página de download padrão, ok, mas aí tem lá > Primary download file, e um link (add file...) você pensa, beleza vou fazer o upload via web e tá resolvido né. Não é bem assim... infelizmente.

Você clica lá e não vê nada, começa o desespero, começa a pensar, então de onde ele tira o arquivo? Rateando um pouco e lendo as docs você descobre que eles tem um File Release System, e se publica os arquivos de várias maneiras, achei mais legal a por scp que geralmente você tem acesso de qualquer máquina com Linux por padrão, quem usar windows vá clicar nas interfaces web ou PuTTeie para um Linux.

O procedimento é o seguinte:

1 - faça o tarball do seu diretório do SVN - projeto-0.1.0.tar.gzprojeto-0.1.0.tar.gz

2 - se não já existir, crie um "pacote", e um release para esse pacote

3 - peça para editar esse release, rolando um pouco a página verá que existe uma seção => add files to this release, mas não existe arquivo nenhum por isso temos que fazer o upload

4 - o upload ocorre da seguinte forma por scp:

$scp projeto-0.1.0.tar.gz @frs.sourceforge.net:uploads

Ou seja, vai para o diretório uploads/ do seu home =)

5 - Beleza! a partir daí você pode dar F5 na página do release e vai aparecer seu arquivo lá, mande adicionar, acha que está pronto? NÃO!

6 - vá configurar a página de download, ahhh, agora sim, quando você clica em add file aparece o arquivo que vc adicionou.

Pronto, achei meio volta ao mundo e escrevo isso para não ser mais para muitos brasileiros.

Isso aí galera, gostando comentem, não gostando também que corrijo.

Abraços

Nenhum comentário: