
Sei que muitos usuários vão querer me apedrejar por isso, mas eu já queria apedrejar essa distro faz tempo. hahaha
O primeiro ponto é uma opinião sobre um conceito que tentaram implementar. O segundo é só revolta por modismo sem sentido mesmo, então vamos começar com o que interessa:
O Ubuntu se propôs a MATAR o root, sim, MATAR, com uma implementação totalmente esdrúxula do sudo, pois administrar Ubuntu parece aquelas brincadeiras de criança : "tudo que eu falar você fala gay antes - uva - uvagay, maçã - maçãgay, jaca - jacagay- IAAAAAAAA" hahahaa Já o Ubuntu é - "tudo que eu falar você fala sudo - ifconfig - sudo ifconfig , adduser - sudo adduser, smbpasswd - sudo smbpasswd, su - sudo su IAAAAAAAAAAAAAAAA"
Hahahah sim, no seu computador pessoal pode parecer besteira. Mas imaginem numa instituição pública, em seu laboratório de informática (cujas máquinas tem IP "público") instalarem Ubuntu.
login:aluno
passwd: (aluno)
$sudo su
passwd:(aluno)
#apt-get install apache2
#mv ~/my_own_website/* /var/www/
Configuro um serviço de DNS para apontar meu domínio para aquele IP e pronto! não preciso mais pagar provedor de hospedagem!! hahahhha
Parece engraçado mas não é, falha de segurança gravíssima, pois a instalação padrão de qualquer SO para mim, tem que ser SEGURA. Exemplo do BSD!! Considerado um dos sistemas mais seguros, por quê? => em 10 anos apenas 1 falha de segurança na instalação PADRÃO.
Porque isso se espalhou como um vírus eu não sei, na época eu usava orgulhosamente do nosso país o Kurumin, que já vinha com tudo que o brasileiro precisa: Flash, Java, codecs de áudio e vídeo, sem stress, tudo mais perfeito que qualquer usuário de Ubuntu possa descrever. Até que o morimoto desistiu, descontinuou (provavelmente) por causa de uma febre que se justificava no "tamanho" da comunidade. Uma vez um professor para defender o windows falou na aula > -Sistema operacional não é ideologia, eu quero que a coisa funcione! - Eu concordo plenamente, mas talvez não ao ponto de usar windows e só isso =)
Agora lançaram no Brasil o Kurumin - New Generation (ng) , que seria o Ubuntu com as antigas maceteações do Kurumin, isso que era coisa boa hahaha, bom, pra variar ele já vem com tudo que você precisa para acessar o banco, youtube, ouvir uma música ou até ver um filme!
Estão até querendo voltar com a idéia dos scripts mágicos, eu dou a maior força para o que é do Brasil, e melhor do que a moda lá de fora.
Aí me vem o usuário do Ubuntu - "ah, mas é fácil instalar, se tiver preguiça tem até script" - claro, é ridículo instalar qualquer coisa com o apt-get - a questão é - eu-não-estou-a-fim-de-ter-que-instalar-tudo-que-eu-preciso-se-já-pode-vir-no-sistema!
Ou então me vem o usuário do Ubuntu - "ah, você quer atropelar o império inglês e americano com as proibições de uso desses Codecs?" - Claro que quero ! Estou no Brasil e não devo nada aos EUA ou Iglaterra!! hahahahaha
Então é isso galera, queria deixar meu desabafo quanto à essa modinha que nego não quer largar, acho maneiro, muito bom o suporte de hardware, e automatização da instalação dos drivers proprietários da Nvidia, mas velho, eu me recuso a usar só porque todo mundo usa, tem que ter um motivo.
Agora estou testando o Linux Mint, que vem do Ubuntu, mas também segue a linha do Kurumin-ng, mas parece ter uns extras atrativos para os outros usuários, como um instalador de pacotes que mostra screenshots do pacote em ação, e coisas do tipo, legalzinho, vamos ver, dando certo posto um review.
E ah, instalei ele ontem e durante a instalação podia ouvir minhas músicas do pendrive, ver um vídeo no youtube, sem medo de ser feliz! =)