sexta-feira, 8 de maio de 2009

Coisas Surpreendentes


Nota inicial: Eu reapareço dps de mt tempo e coloco uma parada meio nada a ver... ^^' Mas...

Um belo dia eu, usando o computador no estágio (lá é um derivado do Red Hat) e eu havia colocado meu pen drive lá. E então eu fiquei curioso para saber quanto de espaço livre havia no meu pen drive e eis que eu tive um dilema, como eu ia saber o espaço livre do pen drive (trabalhando com linha de comando)? Eu usei o fdisk -l mas ele só diz o espaço total de cada partição.
Então comecei a procurar como saber o espaço utilizado do pen drive. Isso complicou a busca, mas depois de um tempo eu achei \o/
Ao digitar o comando du, você verá o espaço ocupado (em KB) da pasta (pasta que você está ao usar esse comando) e das subpastas e é claro dos arquivos desta. Mas outra coisa interessante foi que ao usar o comando du -h, você vê o tamanho em outras unidades (por exemplo: se o arquivo tem 4 Megas, agora aparece 4M e não mais 4096 K). E de bônus descobri algo interessante... Se você usar o comando du -a, você mostra, além do padrão que o comando exibe, o tamanho dos arquivos das subpastas da pasta atual.

E o comando du -ha que eu usei no final e obtive meu resultado.

\o/

OBS: Você também pode definir a pasta que você quer que o du verifique, sem necessariamente estar nela.

Exemplo: maquina@user Desktop]$ du -h /boot

E com isso você viu o tamanho da pasta /boot.

OBS2: Eu sei que esse post não deve ajudar mt, mas é que eu achei essa situação bem engraçada, e tb, aqui é um blog, podemos nos divertir ^^'

OBS3: Que praga de observação foi essa anterior... Sou muito louco msm!!!

Valeu galera. Até a próxima.

5 comentários:

Samir disse...

du = Disk Usage =)

A maioria do comandos faz sentido haaha, estou para achar um que não faça

nuba disse...

Com "df -h" você tem o disponivel/usado em human readable dum jeito mais fácil.

Eder Jorge disse...

awk nao faz sentido nenhum

Samir disse...

huahahhaha, deve ser um acrônimo maluco

Anônimo disse...

ou poderia usar df -h que mostra o que foi montado, e o formato -h (humano) mostra em GB/MB/TB ...